sábado, 10 de outubro de 2009

Joan Miró

Joan Miró, pintor e escultor espanhol, nasceu em Montroig, próximo de Barcelona (Espanha) em 1893. Iniciou seu caminho pela arte seguindo os passos do Modernismo, por meio das estéticas do Fovismo e do Cubismo. Posteriormente, em 1918, sua produção deu ênfase ao detalhismo – período em que pintou paisagens.
Os temas oníricos em sua obra são característicos do período em que o artista, em contato com expoentes do Dadaísmo e do Surrealismo, explorava novas abordagens para essas estéticas. São desse momento as obras que refletem cores e formas que representam os 4 elementos: fogo, terra, água e ar. Cheios de poesia e mistério, as linhas, os rabiscos e os hieróglifos entrelaçam-se, formando estrelas, pássaros e figuras abstratas que brincam, deslizam e parecem voar, apaixonados, pela vento.
O humor é outra faceta da obra de Miró. Esse aspecto é ressaltado pela policromia, pelos contrastes de cores, pelas linhas revoltas e pelas formas engraçadas, que parecem dançar “twist” ou
“iê-iê-iê”.
Por meio de suas telas, murais, cerâmicas, tapeçarias e esculturas, Miró faz com que seus passos, como se traçados com giz colorido no chão, pintando em nossa alma um rastro de beleza e alegria.



Postado por Charles

Um comentário: