Twist
Joan Miró - Nightingale’s Song at Midnight and the Morning Rain (1940)
2) As cores lembram os quatros elementos. Quais são os elementos?
Ar, fogo, água e terra
3) Qual a cidade em que Miró nasceu?
4) Qual a cidade em que Miró morreu?
5) Qual o ano de nascimento de Miró?
1893
6) Qual o ano de morte de Miró?
1983
7) Qual o primeiro país (exceto Espanha) em que influenciou o trabalho de Miró?
8) Exemplo de cerâmica feita por Miró.
9) Exemplo de pintura surrealista feita por Miró.
10) Qual o país onde nasceu Miró?
11) Qual o país onde morreu Miró?
Espanha
12) Qual ano que deu início a pintar paisagens?1917
13) Que arte, a partir de 1996 passou a influenciar a arte de Miró?
Pintura por influencia japonesa
14) Qual a pintura que simboliza o poder dos elementos e do cosmos contra a miséria e a guerra?
Ciphers & Constellations in Love with a Woman, 1941, gouache & turpentine paint on paper, Art Institute of Chicago.
No início da segunda guerra mundial voltou à Espanha e pintou a célebre "Constelações", que simboliza a evocação de todo o poder criativo dos elementos e do cosmos para enfrentar as forças anônimas da corrupção política e social causadora da miséria e da guerra.
15) Na ultima fase, quais eram as cores predominantes do artista? Preto e Branco
Na última fase parecia predominar a ausência de cores em seus trabalhos, dedicando grande espaço ao preto e ao branco. Interessante esse aspecto e ficamos pensando se isso se deveu a problemas visuais, comuns na idade muito avançada.
16) Quem foi o psicanalista famoso, inspirador do movimento surrealista.
R: Nas duas primeiras décadas do século XX, os estudos psicanalíticos de Freud e as incertezas políticas criaram um clima favorável para o desenvolvimento de uma arte que criticava a cultura européia e a frágil condição humana diante de um mundo cada vez mais complexo. Surgem movimentos estéticos que interferem de maneira fantasiosa na realidade.
O surrealismo foi por excelência a corrente artística moderna da representação do irracional e do subconsciente. Suas origens devem ser buscadas no dadaísmo e na pintura metafísica de Giorgio De Chirico.
Este movimento artístico surge todas às vezes que a imaginação se manifesta livremente, sem o freio do espírito crítico, o que vale é o impulso psíquico. Os surrealistas deixam o mundo real para penetrarem no irreal, pois a emoção mais profunda do ser tem todas as possibilidades de se expressar apenas com a aproximação do fantástico, no ponto onde a razão humana perde o controle.
17) Qual foi o movimento que simbolizava a revolta dos artistas contra a guerra?
R: Nas duas primeiras décadas do século XX, os estudos psicanalíticos de Freud e as incertezas políticas criaram um clima favorável para o desenvolvimento de uma arte que criticava a cultura européia e a frágil condição humana diante de um mundo cada vez mais complexo. Surgem movimentos estéticos que interferem de maneira fantasiosa na realidade.
O surrealismo foi por excelência a corrente artística moderna da representação do irracional e do subconsciente. Suas origens devem ser buscadas no dadaísmo e na pintura metafísica de Giorgio De Chirico.
Este movimento artístico surge todas às vezes que a imaginação se manifesta livremente, sem o freio do espírito crítico, o que vale é o impulso psíquico. Os surrealistas deixam o mundo real para penetrarem no irreal, pois a emoção mais profunda do ser tem todas as possibilidades de se expressar apenas com a aproximação do fantástico, no ponto onde a razão humana perde o controle.
18) Qual o movimento artístico onde o autor se expressa em um plano com três dimensões para representar um objeto, sob formas geométricas?
Historicamente o Cubismo originou-se na obra de Cézanne, pois para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros. Entretanto, os cubistas foram mais longe do que Cézanne. Passaram a representar os objetos com todas as suas partes num mesmo plano. É como se eles estivessem abertos e apresentassem todos os seus lados no plano frontal em relação ao espectador. Na verdade, essa atitude de decompor os objetos não tinha nenhum compromisso de fidelidade com a aparência real das coisas.
O pintor cubista tenta representar os objetos em três dimensões, numa superfície plana, sob formas geométricas, com o predomínio de linhas retas. Não representa, mas sugere a estrutura dos corpos ou objetos. Representa-os como se movimentassem em torno deles, vendo-os sob todos os ângulos visuais, por cima e por baixo, percebendo todos os planos e volumes.
Principais características:
* geometrização das formas e volumes;
* renúncia à perspectiva;
* o claro-escuro perde sua função;
* representação do volume colorido sobre superfícies planas;
* sensação de pintura escultórica;
* cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um castanho suave.
Por Charles
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