sábado, 7 de novembro de 2009

Informações para jogar no tabuleiro

1) O movimento das linhas de pintura lembram qual tipo de dança?
Twist
Joan Miró - Nightingale’s Song at Midnight and the Morning Rain (1940)


2) As cores lembram os quatros elementos. Quais são os elementos?

Ar, fogo, água e terra



3) Qual a cidade em que Miró nasceu?

Barcelona, Espanha

4) Qual a cidade em que Miró morreu?

Palma de Maiorca, Espanha.

5) Qual o ano de nascimento de Miró?
1893


6) Qual o ano de morte de Miró?
1983


7) Qual o primeiro país (exceto Espanha) em que influenciou o trabalho de Miró?



8) Exemplo de cerâmica feita por Miró.



9) Exemplo de pintura surrealista feita por Miró.



10) Qual o país onde nasceu Miró?
Espanha

11) Qual o país onde morreu Miró?


Espanha

12) Qual ano que deu início a pintar paisagens?1917

Prades, the village(1917)

13) Que arte, a partir de 1996 passou a influenciar a arte de Miró?

Pintura por influencia japonesa



14) Qual a pintura que simboliza o poder dos elementos e do cosmos contra a miséria e a guerra?

Ciphers & Constellations in Love with a Woman, 1941, gouache & turpentine paint on paper, Art Institute of Chicago.



No início da segunda guerra mundial voltou à Espanha e pintou a célebre "Constelações", que simboliza a evocação de todo o poder criativo dos elementos e do cosmos para enfrentar as forças anônimas da corrupção política e social causadora da miséria e da guerra.



15) Na ultima fase, quais eram as cores predominantes do artista? Preto e Branco






Na última fase parecia predominar a ausência de cores em seus trabalhos, dedicando grande espaço ao preto e ao branco. Interessante esse aspecto e ficamos pensando se isso se deveu a problemas visuais, comuns na idade muito avançada.



16) Quem foi o psicanalista famoso, inspirador do movimento surrealista.

Sigmund Freud

R: Nas duas primeiras décadas do século XX, os estudos psicanalíticos de Freud e as incertezas políticas criaram um clima favorável para o desenvolvimento de uma arte que criticava a cultura européia e a frágil condição humana diante de um mundo cada vez mais complexo. Surgem movimentos estéticos que interferem de maneira fantasiosa na realidade.
O surrealismo foi por excelência a corrente artística moderna da representação do irracional e do subconsciente. Suas origens devem ser buscadas no dadaísmo e na pintura metafísica de Giorgio De Chirico.
Este movimento artístico surge todas às vezes que a imaginação se manifesta livremente, sem o freio do espírito crítico, o que vale é o impulso psíquico. Os surrealistas deixam o mundo real para penetrarem no irreal, pois a emoção mais profunda do ser tem todas as possibilidades de se expressar apenas com a aproximação do fantástico, no ponto onde a razão humana perde o controle.
17) Qual foi o movimento que simbolizava a revolta dos artistas contra a guerra?



R: Nas duas primeiras décadas do século XX, os estudos psicanalíticos de Freud e as incertezas políticas criaram um clima favorável para o desenvolvimento de uma arte que criticava a cultura européia e a frágil condição humana diante de um mundo cada vez mais complexo. Surgem movimentos estéticos que interferem de maneira fantasiosa na realidade.
O surrealismo foi por excelência a corrente artística moderna da representação do irracional e do subconsciente. Suas origens devem ser buscadas no dadaísmo e na pintura metafísica de Giorgio De Chirico.
Este movimento artístico surge todas às vezes que a imaginação se manifesta livremente, sem o freio do espírito crítico, o que vale é o impulso psíquico. Os surrealistas deixam o mundo real para penetrarem no irreal, pois a emoção mais profunda do ser tem todas as possibilidades de se expressar apenas com a aproximação do fantástico, no ponto onde a razão humana perde o controle.


18) Qual o movimento artístico onde o autor se expressa em um plano com três dimensões para representar um objeto, sob formas geométricas?



Historicamente o Cubismo originou-se na obra de Cézanne, pois para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros. Entretanto, os cubistas foram mais longe do que Cézanne. Passaram a representar os objetos com todas as suas partes num mesmo plano. É como se eles estivessem abertos e apresentassem todos os seus lados no plano frontal em relação ao espectador. Na verdade, essa atitude de decompor os objetos não tinha nenhum compromisso de fidelidade com a aparência real das coisas.
O pintor cubista tenta representar os objetos em três dimensões, numa superfície plana, sob formas geométricas, com o predomínio de linhas retas. Não representa, mas sugere a estrutura dos corpos ou objetos. Representa-os como se movimentassem em torno deles, vendo-os sob todos os ângulos visuais, por cima e por baixo, percebendo todos os planos e volumes.
Principais características:
* geometrização das formas e volumes;
* renúncia à perspectiva;
* o claro-escuro perde sua função;
* representação do volume colorido sobre superfícies planas;
* sensação de pintura escultórica;
* cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um castanho suave.

Por Charles

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