quarta-feira, 4 de novembro de 2009

James Ensor






James Ensor foi um pintor muito importante conhecido como um dos precursores do Expressionismo.
Nasceu na Bélgica no dia 13 de abril de 1860 e morreu no dia 19 de novembro de 1949. Seu pai era engenheiro e sua mãe, dona de uma loja de máscaras.
Começou a formação artística com pintores locais. Estudou na academia de Bruxelas de 1877 a 1879. Nesta época ficou amigo da família Rousseau, importantes intelectuais anarquistas.
Suas primeiras pinturas, com influências impressionistas, foram ignorados pelos salões da Bélgica.
Ensor foi um membro fundador do grupo vanguardista "Les XX". O objetivo desse grupo era promover o desenvolvimento artístico da Europa.
Durante a década de 1880 ele começou a introduzir elementos grotescos e macabros em suas obras como esqueletos e máscaras de carnaval, os elementos pelos quais ele é conhecido. Em seus quadros, que continuavam a ser rejeitados nos salões, empregava crítica à religião e sociedade. O melhor exemplo disso é a obra "A entrada de Cristo em Bruxelas" (1898), uma sátira sobre a hipocrisia da época, tão chocante que Ensor foi expulso de "Les XX" e se tornou ainda mais misantropo.
Na década de 1890 começou a ser cada vez mais reconhecido e torna-se um pintor muito influente. Sua casa vivia cheia de artistas, escritores, cientistas e políticos. James Ensor chegou a receber vários títulos de nobreza do rei. Morreu com 89 anos e seu funeral foi cercado de pompa.



Ensor - 1898 - A entrada de Cristo em Bruxelas


Por: Marcelo Pistone

Nenhum comentário:

Postar um comentário